sexta-feira, 8 de abril de 2016

SALVAÇÃO, DOM DE DEUS!

· A SALVAÇÃO NÃO É UMA CONQUISTA HUMANA, MAS UMA DÁDIVA DE DEUS. Não a alcançamos por mérito, mas recebemo-la por graça.

· A SALVAÇÃO NÃO É UM TROFÉU QUE ERGUEMOS COMO FRUTO DO NOSSO TRABALHO NEM UMA MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO, MAS UM PRESENTE IMERECIDO.

· CONCERNENTE À SALVAÇÃO, COMO DOM INESPRIMÍVEL DE DEUS, DESTACAMOS TRÊS VERDADES SUBLIMES:

1. A GRAÇA, O FUNDAMENTO DA SALVAÇÃO. "Porque pela graça sois salvos…" (Ef 2.8a). A graça de Deus é seu amor imerecido, endereçado a pecadores perdidos e arruinados. Deus amou-nos quando éramos fracos, ímpios, pecadores e inimigos. AMOU-NOS NÃO POR CAUSA DOS NOSSOS MÉRITOS, MAS APESAR DOS NOSSOS DEMÉRITOS.

· Amou-nos não por causa das nossas virtudes, mas apesar das nossas mazelas. Amou-nos e deu-nos seu Filho Unigênito. AMOU-NOS E DEU-NOS TUDO. Deu-se a si mesmo. Deu seu Filho único. NÃO PARA SER APLAUDIDO ENTRE OS HOMENS, MAS MORRER PELOS PECADORES.

· A cruz de Cristo é o palco onde brilha com todo o esplendor a graça de Deus. Aqui está a causa mérito da nossa redenção, o fundamento da nossa salvação.

2. A FÉ, O INSTRUMENTO DA NOSSA SALVAÇÃO. "… mediante a fé, e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não de obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2.8b,9). NÃO SOMOS SALVOS POR CAUSA DA FÉ, MAS MEDIANTE A FÉ. A fé não é a causa meritória, mas a causa instrumental da nossa salvação. Apropriamos da salvação pela graça, mediante a fé.

· A FÉ É A MÃO ESTENDIDA DE UM MENDIGO PARA RECEBER O PRESENTE DE UM REI. Deus nos oferece a salvação gratuitamente e apropriamo-nos dela pela fé.

· A própria fé não vem do homem, vem de Deus; NÃO É RESULTADO DE ESFORÇO OU MÉRITO HUMANO, MAS PRESENTE DE DEUS.

· A fé não apenas toma posse da salvação, mas, também, descansa na suficiente obra de Cristo.

· SOMOS JUSTIFICADOS PELA FÉ, VIVEMOS PELA FÉ, ANDAMOS DE FÉ EM FÉ E VENCEMOS O MUNDO PELA FÉ.

3. AS BOAS OBRAS, O PROPÓSITO DA NOSSA SALVAÇÃO. "Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus, para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Ef 2.10).

· Não somos salvos pelas boas obras, MAS PARA AS BOAS OBRAS. AS BOAS OBRAS NÃO SÃO A CAUSA DA SALVAÇÃO, MAS SUA CONSEQUÊNCIA.

· Não fazemos boas obras com o propósito de sermos salvos; fazemo-las porque já fomos salvos pela graça, mediante a fé. A FÉ E AS BOAS OBRAS NÃO ESTÃO EM CONFLITO.

· A FÉ SEM AS OBRAS É MORTA; AS OBRAS SEM A FÉ NÃO SÃO BOAS. A fé produz obras e as obras provam a fé.

· A SALVAÇÃO É SÓ PELA FÉ INDEPENDENTE DAS OBRAS, MAS A FÉ SALVADORA NUNCA VEM SÓ. Vem acompanhada das obras que glorificam a Deus e abençoam os homens.

· TUDO PROVÉM DE DEUS, POIS É ELE QUEM OPERA EM NÓS, TANTO O QUERER COMO O REALIZAR.

· A salvação é um dom de Deus. FOI PLANEJADA POR DEUS PAI, EXECUTADA PELO DEUS FILHO E APLICADA PELO DEUS ESPÍRITO SANTO.

· Fomos salvos pela graça, mediante a fé e para as boas obras!


Nenhum comentário:

Postar um comentário